A grande maioria dos surfistas sonha em pegar ondas gigantescas, ou até mesmo as maiores ondas já registradas até o momento, afinal de contas, esse feito é algo que poucos já conseguiram realizar e com certeza marca a história de qualquer praticante de surfe.

Vários motivos podem gerar a formação de grandes ondas, como terremotos, maremotos, ressacas do mar, dentre outros. No entanto, normalmente essas grandes ondas surgem quando a onda se aproxima da costa, e começa a encontrar águas rasas.

Isso faz com que a energia concentrada se eleve, gerando as magnificas, grandiosas e cobiçadas ondas gigantes. Confira abaixo algumas das maiores ondas já registradas.

Maiores ondas já registradas: Lituya Bay, no Alasca com 30,4 metros

Quem ocupa o topo do ranking for uma onda de 30, 4 metros que atingiu o litoral de Lituya Bay (Alasca), em 1958. Ela ocorreu depois de um terremoto, bem como de um deslizamento de terra que também aconteceu na região, e é considerada o tsunami mais alto já registrado.

Maiores ondas já registradas: Costa da Noruega com 25,6 metros

Essa beleza da natureza ocorreu bem no dia de Ano Novo de 1995, na Costa da Noruega. A onda medindo 25,6 metros de altura foi registrada pelo sistema de monitoramento da região. Segundo especialistas, ela ocorreu graças a união de duas outras ondas.

Maiores ondas já registradas: Nazaré, em Portugal com 23,7 metros

O terceiro lugar do ranking de maiores ondas já registradas fica com a onda que atingiu o litoral de Nazaré (Portugal) no ano de 2011. Ela alcançou grandiosos 23,7 metros de altura, e ainda foi surfada pelo surfista Garrett McNamara.

Essa onda está, inclusive, registrada no Guinness.

 

Maiores ondas já registradas: Tsunami do Oceano Índico, com 15,2 metros

Claro que o tsunami que se formou no Oceano Índico no ano de 2004 não poderia ficar de fora da lista de maiores ondas já registradas. Com 15,2 metros de altura, ele ficou na história, não só por sua grandiosidade, mas também pela devastação que causou.

Em seu pico, ele chegou a alcançar 800 km/h. Isso gerou uma devastação por mais de dois quilômetros da costa. A Indonésia foi a parte a região atingida com maior intensidade. Entretanto, outros locais também foram palco da destruição causada pelo fenômeno, como é o caso da Tailândia, Índia e Sri Lanka.

Maiores ondas já registradas: Oahu, no Havaí, com 9,1 metros

A região de Banzai Pipeline, localizada em Oahu (Havaí), também é conhecida pelas ondas. Apesar de não registrar ondas tão altas, o local é conhecido por possuir algumas das mais perigosas.

Estima-se que pelo menos 10 pessoas já tenham morrido na região, ao serem arremessadas em recifes de corais por ondas fortes e agressivas.

Maiores ondas já registradas: Hangzhou, China, com 8,8 metros

A onda chamada de Silver Dragon ocorre frequentemente na região de Hangzhou (China). Ela surge quando a Maré sobe, e também acaba ficando no sentido oposto do Rio Qiantang. Essa condição acaba gerando ondas grandiosas, sendo que a maior já registrada atingiu 8,8 metros.

Maiores ondas já registradas: Teahupo’o, no Tahiti, com 7,6 metros

E a última indicada no ranking das maiores ondas já registradas, mas não menos importante é a onda de 7,6 metros que atingiu Teahupo’o (Tahiti). A região é conhecida pelos surfistas por ter ondas pesadas, que quebram em partes mais rasas.

Não é à toa que vários atletas tentam surfar ondas do local, para quebrar recordes. Assim como para se destacarem no cenário do surf mundial.