Todo surfista precisa tomar alguns cuidados com a sua prancha de surf. Além de ser um item caro, ela costuma ter um valor sentimental enorme para cada surfista e quanto maior for o seu cuidado, maior também será o tempo de vida útil dela.

Desde o transporte da prancha para a praia, até a limpeza após a utilização, cada detalhe faz toda a diferença na conservação desse item.

Agora se você não faz ideal de como cuidar da sua prancha de surf, não deixe de conferir esse post até o final e conheça algumas dicas super bacanas e altamente eficazes que separamos para lhe ajudar nessa missão.

Confira!!!

Como cuidar da sua prancha de surf com essas dicas incríveis

 

! MANTENHA SUA PRANCHA NA SOMBRA !

Com temperaturas no Brasil a ultrapassar os 40 graus, precisamos aconselhar a manter a sua prancha de Surf ou Stand Up Paddle à sombra, seja em uma capa refletiva para pranchas ou simplesmente retirando-a do sol.

Especialmente as pranchas feitas com resina Epóxi e Blocos em EPS(material das pranchas FM) reagem de forma muito sensível ao calor extremo ou expostas à luz solar forte.

Por que? Cores muito claras do EPS mudam sua estrutura já a 55° graus, a resina epóxi muda sua estrutura a 75° graus. Pranchas deixadas ao sol, principalmente com cores escuras ou com fibra de carbono, atingem essas temperaturas muito rapidamente. O ar no núcleo se expande, empurra o convés superior e causa delaminação(bolhas na fibra).

O que você pode fazer? Mantenha sua prancha sempre na sombra quando não estiver na água. Se você possui uma prancha de Stand Up FM SURF, ela tem uma válvula de segurança Gore Tex  automática na sua estrutura, nenhuma ação é necessária, apenas mantenha-a longe do sol. Quanto melhor você cuidar de suas pranchas, mais tempo elas durarão.

Lembre-se, saiu da água, deixe sua prancha na sombra!

Se o dia não estiver propício, evite entrar no mar

Essa é uma dica tanto para conservar a prancha de surf, como para garantir sua própria segurança. Se você viu que as ondas não estão boas, que o vento está muito forte, nem entre no mar.

Além de correr o risco de quebrar a sua prancha, você ainda estará colocando a sua vida em risco.

Sempre use capa de proteção durante o transporte

Para evita riscos e contato com substância que podem danificar o material do equipamento. Sempre use uma capa de proteção adequada para o modelo dele, de preferência que seja impermeável e tenha proteção UV.

Guarde ela em um rack

Na sua casa, não deixe a prancha de surf encostada em qualquer parede ou jogada pelos cômodos. O ideal é que você faça um rack apropriado na parede, para que ela fique suspensa. Assim, ela não correrá o risco de alguém esbarrar.

Sempre lave a prancha de surf com água corrente doce depois de pegar ondas

Você passou o dia inteiro na praia surfando, e não vê a hora de chegar em casa; Antes de guardar a sua prancha na capa de proteção, lave ela com água corrente doce para se livrar do sal acumulado.

A água salgada pode danificar não só a parafina, como os demais elementos do equipamento, como parafusos e a estrutura do leash. Lave a prancha de surf e depois deixe-a secar a sombra.

Não deixe seu equipamento exposto ao sol

Novamente voltamos ao ponto: 0 sol excessivo, assim como a água salgada pode danificar a sua prancha de surf. Logo, sempre deixa ela em um lugar com sombra entre cada onda ou enquanto você descansa.

Os raios solares, além de diminuírem a flexibilidade do equipamento, também podem gerar rachaduras, desbotar a pintura e amarelar a estrutura.

Evite deixar a prancha por muito tempo dentro do carro

O excesso de calor dentro do carro também prejudica a sua prancha de surf, tanto quanto os raios solares. Ela pode afinar, o que mudará completamente sua estrutura e poderá até mesmo atrapalhar seu desempenho no mar.

Chegou na praia ou em casa, retire ela do carro e coloque em um lugar seguro.

Não tente consertar por conta própria

Se a sua prancha de surf sofreu alguma avaria, então nada de tentar consertar você mesmo. Procure um profissional. Muitos surfistas usam parafina para “tapear” o problema, no entanto, acabam piorando a situação. Se for o caso, use silver tape e leve o quanto antes para o especialista.

Com essas dicas você conseguirá conservar sua prancha de surf por mais tempo, assim como poderá desfrutar de um surf de qualidade e seguro em cada nova ida à praia.

Gostou do post? Então aproveite para conferir também o artigo sobre quais as maiores ondas já registradas atualmente.